terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Benefícios da escarola incluem prevenção ao câncer de cólon
A escarola é bastante conhecida pela população brasileira, principalmente por fazer parte de recheios e saladas. No entanto, nem todos conhecem os inúmeros benefícios que esta verdura pode proporcionar à saúde.
Fonte de betacaroteno e vitamina C e de sabor característico, a escarola é um acompanhamento ideal para sopas, massas e outros pratos quentes.

Benefícios da escarola

A escarola é rica em vitaminas A, B2, B5, C e betacaroteno, além de conter fibras e outras substâncias benéficas à nossa saúde. Confira a seguir os benefícios desta verdura:
·         Prevenção do câncer de cólon – A escarola é rica em fibras e também contém uma substância denominada inulina, que favorece o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. Além disso, o consumo de escarola também promove a melhor absorção de nutrientes e sais minerais no intestino.
·          
·         Proteção dos ossos – Além de ferro, a escarola é uma verdura rica em cálcio, mineral fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea durante a vida. O cálcio também é essencial na prevenção das doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose.
·          
·         Prevenção das doenças cardiovasculares – A escarola também é rica em carotenoides, substâncias que auxiliam na proteção das células do corpo contra ação maléfica dos radicais livres. Por este motivo, o consumo desta verdura ajuda a retardar o envelhecimento das células e a reduzir os riscos de determinadas doenças, como as cardiovasculares. A escarola também contém outro antioxidante: o betacaroteno, que ajuda a manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente bem.
·          
·         Proteção do sistema imunológico – Além do betacaroteno, que é um aliado do sistema imunológico, a escarola também contém elevadas quantidades de sais minerais, incluindo o ferro. Este mineral é essencial na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e na prevenção de anemia. A vitamina C presente nesta verdura auxilia na absorção do ferro, potencializando a sua ação. E, claro, a vitamina por si só já atua nas defesas do nosso organismo.

Indicação de consumo da escarola

Consumir escarola é indicado para todas as pessoas de todas as faixas etárias, sendo que cada benefício pode ser melhor aproveitado de acordo com a idade e outros critérios.
Para os idosos, a ingestão de escarola é recomendada porque as fibras presentes na verdura facilitam a eliminação das moléculas de gordura, evitando que caiam na corrente sanguínea. Além disso, o alimento também é fonte de potássio e auxilia na normalização da pressão arterial.
Devido à presença de cálcio e potássio, esta verdura é bastante indicada para os atletas. O cálcio ajuda na estruturação dos ossos; já o potássio favorece a reposição mineral após as atividades físicas e permite a recuperação dos músculos.
A escarola também é bastante recomendada para as mulheres grávidas, pois é rica em ácido fólico (vitamina B9), nutriente que está relacionado à produção de material genético e pode evitar problemas na formação do bebê. Fonte: remedio-caseiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário