sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

5 benefícios do óleo de rosa mosqueta
Originária do Oriente, levada à Europa e finalmente trazida à América do Sul na época da colonização, a rosa mosqueta atende por outros nomes - rosa canina, rosa selvagem ou o científico Rosa rubiginosa affinis -, mas é sempre reconhecida e procurada devido a suas propriedades cosméticas e medicinais.
"Nos anos 1950, descobriu-se que o fruto da rosa mosqueta continha vitaminas A, C, E, B1 e B2, com propriedades regenerativas e cicatrizantes", afirma a bióloga Josefina Nunes, mestre em ciências agrárias - plantas medicinais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
"Na década de 1980, a Faculdade de Química da Universidade de Concepción, no Chile, fez estudos sobre as atividades cicatrizantes do óleo de rosa mosqueta, que é extraído das sementes da planta. Sua eficácia foi comprovada e seu uso intensificou-se em todo o mundo", continua a bióloga.
Mestre em química dos produtos naturais pela Universidade de Caxias do Sul, Juarez Rech explica que "por ser natural, o óleo de rosa mosqueta tem propriedades superiores a qualquer componente sintético" e que em países da Europa, como a Alemanha, ele é empregado como ativo principal no tratamento de alguns tipos de queimaduras.
Os especialistas Josefina e Juarez contam quais são os principais benefícios do óleo de rosa mosqueta para a saúde e para a estética.
Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização
Com alto teor de ácidos graxos insaturados, de ácido transretinóico e de vitamina C, o óleo de rosa mosqueta atua na estimulação da renovação celular, o que auxilia na cicatrização de cortes (desde os mais simples até os cirúrgicos) e na recuperação da pele que tenha sofrido queimaduras. Nestes casos, deve ser sempre usado o óleo puro.
Eliminação ou atenuação de estrias
A estria é o rompimento das camadas da pele, normalmente causado pelo esticar da pele em situações de ganho de peso ou de gravidez, por exemplo. Por estimular a renovação celular, o óleo de rosa mosqueta consegue regenerar essas camadas. Se usado na fase avermelhada da estria, é capaz de eliminá-la completamente; caso seja aplicado já na fase branca, ele atenua bastante o seu aspecto. Também deve ser usado o óleo puro.
Eliminação ou atenuação de manchas na pele
Assim como um prego enferruja se exposto ao sol e ao tempo sem nenhuma proteção, a pele oxida e ganha indesejadas manchas se tratada dessa maneira displicente. Para evitar que isso ocorra, a melhor maneira é usar diariamente um protetor solar. Mas, se o estrago já estiver feito, o óleo de rosa mosqueta é capaz de eliminar ou atenuar bastante as manchas, uma vez que é um forte regenerador celular graças aos ácidos e vitaminas que possui.
Prevenção do envelhecimento precoce
Por ser rico em vitamina C, o óleo de rosa mosqueta auxilia ? e muito ? a produção de colágeno do organismo. Isso evita a formação de rugas e de marcas de expressão, ou seja, previne o envelhecimento precoce da pele. Pode ser trabalhado com cremes hidratantes específicos ? há cremes para o contorno dos olhos, para o rosto, para as mãos e para o corpo.
Hidratação da pele
Aplicado com movimentos circulares de massagem local, o óleo de rosa mosqueta penetra nas duas primeiras camadas da pele (a epiderme e a derme) rapidamente, chegando a um equilíbrio hídrico que dá maciez e suavidade instantâneas à pele do corpo. Também existe a opção de usar cremes hidratantes com o óleo na fórmula. Fonte: minhavida


Nenhum comentário:

Postar um comentário