quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Alimentação vegetariana para idosos pode prevenir doenças
A dieta vegetariana é uma ótima opção para quem quer evitar agravos inerentes ao envelhecimento. Não é novidade que a chegada da terceira idade resulta em algumas mudanças no organismo, como o aumento de gordura no sangue, diminuição de massa muscular, imunidade e resistência, problemas cardiovasculares entre diversos outros.
Segundo a nutricionista Cyntia Mayreen, na terceira idade há uma estreita relação entre a incidência de doenças e os hábitos alimentares.
“A dieta vegetal equilibrada e rica em cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e sementes é imprescindível para suprir as deficiências nutricionais enfrentadas por quem está nesta fase da vida. Por exemplo, fontes vegetais de cálcio promovem melhor absorção e manutenção deste nos ossos na comparação com as fontes animais, sendo um ótimo aliado na prevenção da osteoporose”, explica.

Carência nutricional na terceira idade

As principais carências que o organismo de um idoso enfrenta são as faltas das vitaminas A, B6, B12, C e E. Segundo a nutricionista, a dieta vegetariana proporciona boas doses desses nutrientes. “Além disso, na comparação com a dieta onívora, a alimentação vegetariana fornece uma maior quantidade de fibras, o que colabora para o funcionamento e regulamento intestinal.”
Para um idoso que irá aderir à dieta vegetariana, os especialistas recomendam o aumento do consumo diário de vegetais e frutas. Procure complementar a alimentação com a ingestão de cereais, leguminosas e fibras.
A especialista destaca que a alimentação vegetariana não possui restrições em nenhuma faixa etária. “Não há contraindicações relacionadas à idade. A recomendação é que o idoso, seja ele ovolactovegetariano (em que há o consumo de ovos e laticínios), lactovegetariano (em que há o consumo de laticínios) ou vegetariano estrito, procure o auxílio de médicos e/ou nutricionistas para que ele possa ser devidamente orientado e seguir uma alimentação vegetariana adequada a suas necessidades”, finaliza. Fonte: remedio-caseiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário