quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Palidez: tratamentos e causas
O que é Palidez?
Palidez é a perda de coloração da pele, que pode ocorrer quando o corpo está com falta de sangue (vasoconstrição) ou por uma diminuição de glóbulos vermelhos no sangue (anemia), e assim, a pele perde sua coloração. Com a correria da rotina, a falta de tempo para se alimentar adequadamente, as mudanças repentinas de temperatura e problemas de saúde podem refletir na pele, ocasionando a palidez.
Os sintomas variam de acordo com a causa da palidez. Por exemplo, quando uma pessoa sofre um infarto do miocárdio ocorre uma queda na pressão arterial e, com isso, os vasos sanguíneos periféricos se estreitam, o que deixa a pele pálida. Sendo assim, o paciente apresenta sudorese por todo o corpo, além de dores no tórax, ombros, costas e até na mandíbula.
Em outro caso, por exemplo, quando a palidez aparece em quadros de infecções bacterianas (aparelhos urinário, respiratório ou intestinal) diversos sintomas podem acompanhar a palidez, como a diminuição da pressão arterial e mal estar intenso. Além disso, pessoas com índice elevado de estresse podem ter gastrite ou úlcera, que em casos graves, ocasionam sangramentos e provocam palidez. Já nos anêmicos, o cansaço agudo é uma queixa bem frequente, seguida de falta de apetite e fraqueza. Por isso, é relativo especificar os sintomas mais comuns da palidez, já que em cada doença, a mesma pode estar associada com diversos sinais diferentes. Assim como dizer quais os sintomas menos comuns.
A palidez, em geral, afeta o corpo como um todo e é vista mais facilmente no rosto, revestimento dos olhos, parte interna da boca e unhas. Todavia, a palidez pode ser localizada, e afetar apenas um membro.
Causas
As causas mais comuns são:
  • Falta de exposição ao sol
  • Resfriados
  • Problemas de circulação
  • Doenças isquêmicas do coração
  • Desmaio
  • Embolia pulmonar
  • Choques de temperatura (hipotermia)
  • Hipoglicemia
  • Doença celíaca
  • Doenças crônicas como câncer
  • Infecções, como as que ocorrem nos aparelhos urinário, respiratório ou intestinal
  • Anemia, ou seja, o número menor de glóbulos vermelhos.
Buscando ajuda médica
A palidez da pele provavelmente não é uma condição séria e não requer nenhum tratamento, a menos que esteja presente nos lábios, língua, palmas das mãos, interior da boca ou da mucosa dos olhos. A palidez é preocupante se uma pessoa desenvolver palidez generalizada repentinamente. Pode ser necessária uma ação de emergência para manter circulação sanguínea adequada.
A maior ou menor facilidade com que é detectada varia com o tipo e cor de pele da pessoa, assim como a espessura e quantidade de vasos sanguíneos. Em uma pessoa de pele mais morena ou mesmo de cor negra, será difícil de diagnosticar, a não ser pelo interior dos olhos e da boca.
Vale ficar atento quando a palidez vem acompanhada de sudorese fria, mau estar generalizado e taquicardia. Nessas condições a pessoa deve ser levada imediatamente ao pronto socorro.
Diagnóstico de Palidez
Diante de um paciente com palidez cutânea que reclama de fraqueza, por exemplo, o médico pede um hemograma que confirma o diagnóstico clínico de anemia. Cada paciente irá apresentar sintomas diferentes, e logo, isso exige exames diferenciados e específicos.
Os exames mais comuns de imediato para diagnóstico da causa da palidez são arteriografia de extremidades, CBC (Hemograma Completo) e diferencial sanguíneo, mas cada caso é um caso. Fonte: minhavida


Nenhum comentário:

Postar um comentário