terça-feira, 29 de novembro de 2016

Laranja é o alimento de maior contaminação por agrotóxico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), apontando que a laranja como o produto com maior risco de provocar intoxicação aguda em razão da presença de agrotóxicos.
A análise foi feita com 25 classes de alimentos mais consumidos no País: abacaxi, abobrinha, alface, arroz, banana, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, goiaba, laranja, maçã, mamão, mandioca (farinha), manga, milho (fubá), morango, pepino, pimentão, repolho, tomate, trigo (farinha) e uva.
O estudo avaliou mais de 12 mil amostras coletadas entre 2013 e 2015 em 27 Estados e no Distrito Federal. Entre as 744 amostras analisadas da laranja, 12,1% apresentaram uma concentração de resíduos de agrotóxico carbofurano acima dos limites considerados seguros.
O segundo alimento com maior contaminação foi o abacaxi, entre as 240 amostras foram 12 enquadradas no risco agudo, o que equivale a 5%. Neste caso, o agrotóxico carbendazim foi o mais encontrado.
De todos os tipos de alimentos analisados, que incluem cereais, frutas e hortaliças, apenas 134 apresentaram substâncias com potencial risco à saúde, o equivalente a 1% - ou seja, a grande maioria, quase 99%, não apresentou esse problema.
É a primeira vez que a Anvisa analise o risco imediato à saúde pela presença desses resíduos. Segundo a agência, o risco está relacionando às intoxicações que podem ocorrer em até 24 horas após o consumo.

Na análise, foram desconsiderados fatores de processamento dos alimentos, como a retirada da casca de frutas, lavagem, entre outros. "É importante que o consumidor também lave bem os produtos para reduzir os resíduos, que consuma produtos da época e que haja por parte das cadeias de supermercado maior controle para que não adquiram de produtores que utilizam agrotóxicos de forma inadequada.", afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. Fonte: minhavida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário