sábado, 17 de setembro de 2016

Espirro: tratamentos e causas
O que é Espirro?
Espirro é quando as vias respiratórias expulsam, de forma involuntária, qualquer substância estranha, como vírus, pólen, poeira, ácaros, entre outros. Isso porque é trabalho do nariz limpar o ar que é inalado, fazendo com que a maior parte das sujeiras ou partículas de bactérias fiquem presas no muco, que será posteriormente digerido no estômago. Com isso o corpo neutraliza a maioria dos invasores e potenciais causadores de doenças. Contudo, em algumas vezes, essas partículas irritam o nariz ou a garganta, e então ocorre o espirro.
Ele acontece porque o nervo trigêmeo, que é o responsável pelo controle motor da face, identifica a irritação e envia um sinal ao cérebro. Com isso, os músculos das costas e abdômen se contraem fazendo com que aconteça uma violenta saída de ar, que pode chegar a 160 km/h. Juntamente com o ar e o muco, o espirro libera também diversos microrganismos responsáveis pela transmissão de várias doenças, como agripe comum.
Causas
Além da irritação do nariz ou garganta devido a presença de substâncias estranhas, o espirro pode ser ocasionado por:
  • Doenças como gripes comuns e resfriados
  • Alergias, que são uma resposta natural do corpo ao que ele identifica como uma possível ameaça para a saúde
  • Outras doenças causadas por vírus
  • Presença de poeira ou ácaros em excesso no ambiente
  • Inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas
  • Inalação de ar muito frio
  • Traumas ou lesões no nariz (menos comum)
Buscando ajuda médica
No caso de espirros muito frequentes, ou no aparecimento de outros sintomas comofebretosse, secreção excessiva, calafrios, dores generalizadas, ou outros, é importante buscar ajuda de um clinico geral.
No caso do espirro ser ocasionado por alergias, pode ser necessário um tratamento específico para este problema indicado por um alergista.
Também pode ser útil se a pessoa descobrir o que causa ou piora as crises de espirros e evitar esses fatores. Medidas como evitar mudanças bruscas de temperatura e manter os lugares em que passa o dia limpos, assim como ventiladores e filtros ar condicionados, também pode ajudar a prevenir os espirros.
Na consulta médica
No caso de ser necessário marcar uma consulta médica, é importante que o paciente:
  • Leve uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Conte sobre o seu histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade
  • Informe o que identificou como possível causa para os espirros frequentes, incluindo a presença de animais de estimação na residência, sujeira etc.
De acordo com as suspeitas do clínico sobre a causa mais provável do problema, ele pode solicitar exames, indicar medicações ou transferir o caso para um especialista, principalmente em caso de alergias recorrentes.
Medicamentos para Espirro
Um espirro pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns tratar e aliviar os espirros são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Medidas como manter os ambientes em que passa boa parte do seu tempo, como o local de trabalho, os cômodos da casa e principalmente o quarto (incluindo as roupas de cama) limpos, pode ajudar a prevenir os espirros causados por poeira ou ácaros. Assim como as pás dos ventiladores e os filtros dos ar condicionados que também devem ser limpos ou trocados com frequência.
No caso de reações alérgicas, pode ser necessário evitar o que está causando o problema ou o uso de remédios específicos.
Para prevenir gripes e resfriados é importante lavar sempre as mãos, evitar aglomerações de pessoas – principalmente se não tiver ventilação no local - beber bastante líquidos e dormir horas o suficiente para que o sistema imunológico funcione de forma correta. O uso de álcool em gel também pode ajudar, mas não substitui o hábito de lavar as mãos. Fonte: minhavida


Nenhum comentário:

Postar um comentário